SINDMETAL celebra Dia da Mulher com programação especial

Susan Lucena dialoga com trabalhadoras durante evento no SINDMETAL

No último sábado, dia 9 de março, o SINDMETAL fez história com a realização do 1º Encontro de Mulheres Metalúrgicas em alusão às comemorações do Dia Internacional da Mulher – 8 de março. Foi o primeiro evento desse tipo realizado pelo sindicato desde a sua fundação, em 1959.

Com a participação de trabalhadoras metalúrgicas, dirigentes e lideranças sindicais de outras categorias, o encontro teve como palestrante a diretora da Casa da Mulher Brasileira em São Luís, Susan Lucena. Ela falou sobre os desafios da mulher na sociedade moderna, empoderamento feminino, combate às formas de violência doméstica, dentre outros pontos. A presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM Maranhão), Loide Helena, também participou do encontro e contribuiu com o debate apresentado.

O presidente do SINDMETAL, Gerson Silva, avaliou de forma positiva a realização do encontro. “Não tenho palavras para expressar a nossa vitória neste evento, que fortaleceu a luta por igualdade, respeito e dignidade para todas as mulheres”, pontuou. O dirigente sindical também agradeceu a todas as pessoas que contribuíram para a realização do encontro, em especial as colaboradoras do sindicato.

Em 2023 o SINDMETAL atuou de forma proativa para que as empresas do Ramo Metalúrgico valorizassem a mão de obra feminina, em especial a ALUMAR, que firmou compromisso em igualar as novas contratações de profissionais homens e mulheres.

A presidenta da Associação dos Moradores e Moradoras do Sá Viana, Neide Costa, participou do evento e elogiou o SINDMETAL pela realização do Encontro de Mulheres. “O sindicato se torna protagonista e mais um agente em defesa das mulheres. O SINDMETAL está de parabéns pois fortalece as parcerias de valorização e respeito às mulheres”, pontuou a líder comunitária.

Participaram do encontro, as lideranças sindicais: Ana Mendonça a “Aninha” do SINDEHOTÉIS; Hildinete Rocha, da CTB Maranhão; e Lúcia Barbosa, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Luís (SINFUSP). Também participaram do encontro, sindicalistas dirigentes do SINDMETAL; o advogado Antônio Gonçalves, assessor jurídico do sindicato; Júlio Guterres, CTB Maranhão; Joel Nascimento, ex-presidente do SINDMETAL; Luís Henrique, presidente do SINDEHOTÉIS; Reinaldo Diniz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Panificação (SINDIPANIP); e Raimundo Raposo, ex-presidente do Sindicato dos Vigilantes do Maranhão (SINDVIGMA).

Veja imagens do evento: