ALUMAR quer repassar apenas a inflação para os trabalhadores

No dia 20 de março o SINDMETAL e ALUMAR realizaram a primeira rodada de negociação em torno do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2024. Logo de cara, a multinacional rejeitou a proposta do sindicato para reajustar os salários em 7,5%.

Em contrapartida, a empresa ofereceu míseros 3,86% que cobrem apenas a inflação do período. Além disso, a ALUMAR também rejeitou, de forma total, a proposta do SINDMETAL para a concessão de um abono salarial no valor de R$ 700,00.

Outro ponto negativo, é o valor que a empresa quer pagar no ticket alimentação, apenas 2 parcelas de R$ 830,00 para os 12 meses de validade do acordo coletivo. No total, seriam R$ 1.660,00, um aumento de apenas R$ 60,00 em relação ao ano de 2023! A proposta do sindicato é R$ 600,00 por mês aos trabalhadores sindicalizados, e R$ 400,00 aos não sindicalizados.

A entidade sindical avalia negativamente a postura da empresa nessa primeira reunião, e conclama os trabalhadores e trabalhadoras a ficarem alertas. “Esperamos que a empresa reveja esse posicionamento ultrapassado, e na próxima reunião seja propositiva com quem gera a sua riqueza, que são os trabalhadores”, pontuou Gerson Silva, presidente do sindicato.

A ALUMAR nega um reajuste digno aos seus empregados, mesmo diante de um cenário econômico positivo. No último mês de dezembro, a revista Isto é Dinheiro, de circulação nacional, destacou em matéria a retomada das operações do consórcio Alumar, que estavam paralisadas desde 2015, frisando que a indústria de alumínio conquistou importantes vitórias em 2023, “prevendo um crescimento gradual do consumo do metal para os próximos anos, impulsionado pela vantagem que o produto oferece em meio a tendências de transição energética”. E completa “O setor prevê investimentos na faixa de R$ 30 bilhões, até 2025. Os segmentos de energia elétrica e transporte devem ser os maiores impulsionadores do mercado brasileiro de alumínio para o futuro”.

Nem mesmo este cenário superotimista foi suficiente para a ALUMAR começar o ano com uma proposta decente! A próxima rodada de negociação acontece dia 02 de abril.