SINDMETAL e USIMIG fecham acordo que beneficia cerca de 340 metalúrgicos

O SINDMETAL fechou Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2024 com a empresa USIMIG – Manutenção e Serviços, que chegou ao Maranhão para atuar na Área da VALE. O sindicato conquistou uma tabela com bons pisos salariais para cerca de 340 metalúrgicas e metalúrgicos contratados pela empresa.

O acordo foi firmado nesta quarta-feira, dia 6 de março, é válido para o período de 1º de março de 2024 ao dia 28 de fevereiro de 2025. A empresa fará o pagamento dos salários até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado, e fornecerá contracheque online para os trabalhadores, discriminando todas as vantagens e descontos.

Ficou acordado que a USIMIG fornecerá alimentação aos seus trabalhadores, e também pagará um auxílio café da manhã no valor de R$ 120,00. Aos empregados sindicalizados ao SINDMETAL, e que não tiverem faltas injustificadas ao longo do mês, a empresa também pagará um ticket alimentação no valor de R$ 380,00, totalizando R$ 500,00 para os metalúrgicos sindicalizados.

Todos os trabalhadores terão Assistência Médica fornecida pela USIMIG de forma gratuita durante a vigência do ACT 2024.

As horas extras em dias úteis não poderão ultrapassar o total de duas horas, e serão pagas na ordem de 55% da hora normal. Nos sábados serão remuneradas em 60%, e em domingos e feriados no percentual de 100%. Os eletricistas e encarregados receberão 30% de adicional de periculosidade; já os mecânicos lubrificadores terão direito a 20% de adicional de insalubridade.

O sindicato conquistou, também, o direito do trabalhador substituto receber a diferença salarial do trabalhador substituído, nos casos de afastamento legal, férias, licença médica, dentre outros, desde que não seja um afastamento eventual.

Gerson Silva, presidente do SINDMETAL, frisa que o sindicato conseguiu incorporar diversos benefícios no acordo com a USIMIG, que é uma empresa do Estado do Pará que chega para executar manutenções e serviços metalúrgicos na área da VALE. “O sindicato com muito diálogo e esforço conseguiu um bom acordo para os trabalhadores, com a incorporação de vários benefícios sociais que protegem os metalúrgicos, uma vitória da categoria”, avaliou o sindicalista.

O SINDMETAL também garantiu o pagamento de Participação nos Lucros e Resultado – PLR, aos trabalhadores. As cláusulas que vão definir os critérios serão fechadas em até 120 dias após o fechamento da ACT 2024.

VALORIZAÇÃO DA MÃO DE OBRA LOCAL

Também no acordo firmado a USIMIG se comprometeu em priorizar a contratação da da mão de obra local, valorizando os metalúrgicos que residem em São Luís onde a empresa desenvolve suas atividades. A contratação se dará por meio do Sistema Nacional de Emprego – SINE Estadual ( www.trabalho.ma.gov.br ) ou no cadastro de desempregados mantido pelo SINDMETAL.

Confira, abaixo, a tabela salarial da USIMIG:

Imprensa SINDMETAL.