SINDMETAL convida trabalhadoras para 1º Encontro de Mulheres Metalúrgicas

No dia 9 de março o SINDMETAL vai realizar uma programação especial destinada às trabalhadoras metalúrgicas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – 8 de Março. O 1º Encontro de Mulheres Metalúrgicas será realizado no auditório do sindicato, localizado na Rua Senador João Pedro, n. 165, Fabril, em São Luís. O evento vai contar, ainda, com a participação de mulheres trabalhadoras lideranças sindicais em outras categorias.

A programação conta com a palestra “Março, Mês da Mulher!” com Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira de São Luís. Haverá, também, a participação da presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM Maranhão), Loide Helena, que contribuirá com o debate apresentado.

Segundo Gerson Silva, presidente do SINDMETAL, o evento busca fortalecer o papel das mulheres na sociedade, em especial no ambiente de trabalho da metalurgia, “que ainda é muito masculino”. “Precisamos, também, fortalecer o papel das mulheres no segmento sindical, de luta em defesa da categoria e por uma sociedade de fato mais justa”, pontou o dirigente sindical.

Em 2023 o SINDMETAL atuou de forma proativa para que as empresas do Ramo Metalúrgico valorizassem a mão de obra feminina, em especial a ALUMAR, que firmou compromisso em igualar as novas contratações de profissionais homens e mulheres.

Em 2023 o SINDMETAL conseguiu sindicalizar um número considerável de trabalhadoras metalúrgicas, se comparado aos dados dos anos anteriores. “Estamos rompendo com esse passado por meio de ações afirmativas realizadas pelo sindicato, que objetivam propagar igualdade, respeito e valorização da mulher, trazendo as trabalhadoras metalúrgicas para a luta”, finalizou.

Confira a programação do evento na imagem abaixo: