SINDMETAL segue negociando com a ALUMAR em busca de ganho real para os trabalhadores

No último dia 4 de abril, o SINDMETAL e ALUMAR realizaram a terceira rodada de negociação em torno do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2024. O SINDMETAL segue negociando em defesa dos trabalhadores, e buscando um acordo que contemple as necessidades da categoria.

A multinacional apresentou uma proposta de 3,9% para os trabalhadores, “podendo chegar a 4% para os empregados que recebem até R$ 9 mil”, dado que superaria em 0,14% o índice de inflação do período. O sindicato propõe 7,5% para o piso da categoria, e 4% apenas para quem recebe acima do piso, até o limite de R$ 9 mil.

Para o ticket alimentação a empresa propôs pagar o valor total de R$ 1.792,00 em duas parcelas de R$ 896,00 (junho e setembro), um reajuste de apenas R$ 192,00 em relação ao ano de 2023! A contraproposta do sindicato é R$ 2 mil aos trabalhadores sindicalizados até o dia 10 de abril de 2024, e R$ 1.600,00 aos não sindicalizados, pagos em duas parcelas iguais, com a primeira para junho e a segunda para o mês de setembro.

Apesar do SINDMETAL ter reduzido de R$ 700 para R$ 300 a proposta de abono salarial, a ALUMAR insiste em não querer bonificar seus empregados com qualquer que seja a quantia de abono.

O presidente do SINDMETAL, Gerson Silva, disse esperar que a empresa avance mais na negociação, tendo em vista que até o momento não valorizou quem de fato produz a rua riqueza. “A empresa sinalizou que nesta segunda, dia 8, deve responder com uma nova contraproposta, e esperamos que seja mais alinhada à realidade econômica e o custo de vida suportado pelos trabalhadores”, pontuou Gerson Silva, presidente do sindicato.

Imprensa Sindmetal