As principais centrais sindicais do país — CTB, Força Sindical, NCST, UGT, CUT, CSB, Pública e Intersindical — em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), lançaram uma campanha fundamental para garantir a liberdade de voto nas eleições municipais de 2024. Intitulada “O voto é seu e tem sua identidade”, a iniciativa busca combater o assédio eleitoral, uma prática ilegal que tenta influenciar de forma coercitiva a escolha do trabalhador nas urnas.
A campanha utiliza diversos meios de comunicação, como vídeos, spots de rádio e cards na internet, para disseminar a mensagem de que a liberdade de escolha deve prevalecer. Além disso, para facilitar as denúncias de assédio eleitoral de forma segura e confidencial, os trabalhadores podem utilizar o canal de denúncias disponibilizado pelo site www.centraissindicais.org.br/ae, garantindo a proteção de seus dados e identidade.
Outro importante recurso oferecido é a cartilha “Assédio Eleitoral no Trabalho”, que traz informações detalhadas sobre como identificar e denunciar essa prática, protegendo tanto trabalhadores do setor privado quanto terceirizados e servidores públicos. Materiais como cards e stories para redes sociais também estão disponíveis para auxiliar na disseminação da campanha.
Para o presidente do Sindmetal/MA, Gérson Silva, é inaceitável que em pleno século XXI ainda haja tentativas de cercear o direito ao voto livre e consciente dos trabalhadores.
“O Sindmetal/MA está comprometido em apoiar essa campanha, reforçando que o assédio eleitoral é crime e que todo trabalhador tem o direito de votar sem ser pressionado ou coagido por seus superiores. Denunciar é a melhor forma de garantir que o processo eleitoral seja justo e transparente. Juntos, vamos proteger nossa democracia e assegurar que a liberdade de escolha seja preservada para todos”, pontuou Gerson.