SINDMETAL/MA vence Alumar. Após 34 anos, eletricistas vão receber adicional de periculosidade

O Sindmetal comemora mais uma grande vitória que beneficia os trabalhadores metalúrgicos eletricistas. Foi uma longa batalha judicial que iniciou em 1989, à epoca o Sindmetal moveu ação nº 1.656/89 contra a Alumar, cobrando o
adicional de periculosidade para 97 eletricistas.

Durante todo esse tempo a Alumar se negou a pagar os direitos dos trabalhadores utilizandose de recursos sucessivos e abusivos. Ao longo dessa jornada, alguns substituídos aceitaram acordos individuais com a empresa e foram excluídos do
processo, prosseguindo na ação 54 eletricistas, guerreiros vitoriosos.

Em audiência de conciliação realizada nesta quarta-feira, 25 de outubro, a Justiça do Trabalho sentenciou o pagamento do adicional de periculosidade. A partir de agora, a Alumar tem até sessenta dias para realizar o pagamento das custas processuais e o recolhimento do INSS, para assim, enfim, liberar todo o montante do acordo que corresponde ao direito dos eletricistas, proporcional a cada um. Vale ressaltar ainda, que durante a negociação o Sindmetal também conquistou a retirada do recolhimento do Imposto de Renda do valor global da ação.

A jornada para esta conquista foi longa e árdua, chegando até a última instância da justiça do trabalho, transitado e julgado no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Durante mais de três décadas, o Sindmetal junto com os eletricistas, enfrentou desafios jurídicos e burocráticos que pareciam infinitos.

No entanto, o Sindmetal em seu papel de defensor dos direitos dos trabalhadores, nunca se rendeu e nem abandonou a luta.
Agora a batalha chegou ao seu desfecho, com a vitória dos trabalhadores e com final feliz. Com isso, cai por terra o argumento da Alumar de reconhecer o adicional de periculosidade para apenas quatro eletricistas, pois todos os 54 profissionais terão direito e receberão o adicional de periculosidade.

A diretoria do Sindmetal /MA comemorou o resultado da longa batalha judicial.

“Esta é uma vitória para todos os trabalhadores que acreditam e participam da luta sindical. A vitória sempre vêm para os trabalhadores que não desistem de lutar pelos seus direitos. Estamos orgulhosos de mais essa conquista”, disse Gérson Silva, presidente do Sindmetal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *